sábado, 7 de setembro de 2013

Cidade Maravilhosa

Oie gente! Bom dia rs

Hoje eu vou falar sobre um passeio que eu to afim de fazer faz tempo!
Estive no Rio em julho, na maravilhosa Jornada Mundial da Juventude e só aí, com vinte aninhos de idade conheci a tão famosa cidade maravilhosa, que não é conhecida assim a toa rs
Me encantei só que por causa do evento, não pude desfrutar do forte turismo da cidade. Agora estou me planejando pra ir o quanto antes, com uma amiga de aventuras rs
Depois de ler muito sobre, e fazer perguntinhas pro meu irmão que mora em Niterói, resolvi postar aqui meu cronograma. Ainda não sei quando eu vou mas pretendo ir até o final do ano! E como já estamos em setembro, só falta a folga porque o roteiro já tá pronto, vamos lá?

Dia 1
Centro 
Tive a oportunidade de passar pelo Centro quando fui pro Rio, e foi um dos lugares que mais me chamou a atenção. Tem uma bagagem histórica bem diferente do que estamos acostumados, que além de linda é bem importante pro nosso país.
Bom, pra chegar no Centro não é nada complicado! Passei por ele várias vezes em saber que tava passando quando pegava metrô ou até mesmo ônibus.
Como mapa nunca é demais, pra se localizar, é aí que o Centro fica:




Pra mim que sempre fica em Niterói é super fácil chegar no Centro, por isso eu escolhi visitá-lo primeiro rs
Vou começar explorando a histórica região da Praça XV!

  • Paço Imperial

  • As belezas da Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé (que já foi Catedral Metropolitana)

  • Arco do Teles

  • Um programinha cultural no CCBB ou no Centro Cultural dos Correios que estão pertinhos

  • Parada para almoço na Rua Gonçalves Dias, no coração do bairro

  • Confeitaria Colombo é uma boa pedida

  • Movimentada Avenida Rio Branco
  • Visita guiada no Theatro Municipal, inspirada na Ópera de Paris, (informações aqui) na praça Marechal Floriano.


Fontes:
Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, tel. 3808-2020. Terça a domingo, 9h às 21h.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, tel. 2253-1580. Terça a domingo, 12h às 19h.

Rua Gonçalves Dias, 32, Centro, tel. 2505-1500. 9h/20h. (sábado até 17h; fecha domingo).

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, tel. 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. www.pacoimperial.com.br.

Theatro Municipal. Praca Marechal Floriano S/N - Centro, tel. 2332-9191 / 2332-9134. A programação mensal é divulgada em http://www.theatromunicipal.rj.gov.br


 Cristo Redentor

Bom, logo em seguida pretendo conhecer esse sucesso, uma das maravilhas do mundo que fica no nosso país! Tão clássico, que não tem a mesma graça se não for pelo Corcovado.
Do Centro é só seguir para o Cosme Velho e pegar o trem do Corcovado.



Como chegar
De metrô: compre o bilhete de integração do metrô, siga até a estação Largo do Machado e, de lá, pegue o ônibus do metrô para o Cosme Velho. Ele vai deixar você em frente à estação do Trem do Corcovado.
De ônibus: na Praça XV, sentido Zona Sul, pegue as linhas 422, 498 ou 180. Desça em frente à Igreja São Judas Tadeu.

Trem do Corcovado. Rua Cosme Velho, 513 - Cosme Velho. Mais informações em http://www.corcovado.com.br/ ou no telefone (21) 2558-1329.


Praia com Barzinho em Ipanema

Propositalmte eu pretendo chegar na praia no finzinho de tarde. Não curto muito nadar no mar, deitar na areia e essas coisas rs Sou mineira e acho que vou aproveitar mais se eu sentar perto do mar, só admirar ficar sentada num quiosque tomando uma agua de coco gelada depois caminhar pelo calçadão, contemplar o visual do Morro Dois Irmãos ao fundo e fotografar uma das paisagens mais clicadas pelos cariocas - a hashtag #vejario usada pelos nossos seguidores no Instagram (@vejario) não nos deixa mentir haha



É também ali, no Arpoador, que os banhistas apreciam o pôr do sol mais deslumbrante da cidade.


Depois que a noite cair, a boa é escolher um dos bares de Ipanema para esquentar:
  • Tem o Venga, de tapas espanholas, ali na Garcia D’Ávila,

  • O Delirium Café, na Barão da Torre, cuja carta de cervejas é bicampeã do prêmio VEJA RIO Comer &Beber

  • A versão carioca do paulistano Astor, na praia. Se quiser emendar numa noitadinha descolada, ele é perfeito: fica embaixo do Studio RJ, casa famosa pela programação variada, com djs bacanas e muita música boa. 



Astor. Avenida Vieira Souto, 110, Ipanema, tel. 2523-0085.

Delirium Café, Rua Barão da Torre, 183, Ipanema, tel. 2502-0029.

¡Venga! Ipanema. Rua Garcia D’Ávila 147 loja B. Ipanema, tel. 2247-0234.

Studio RJ (400 pessoas). Aveni­da Vieira Souto, 110, 1º andar, Ipanema, tel. 2523-1204. www.studiorj.org.

Dia 2
Café da manhã no Forte de Copacabana com passeio pelo calçadão

Quero começar o passeio pelo bairro mais emblemático da cidade quando o assunto é turismo - ali estão as famosas calçadas sinuosas de pedras portuguesas, com vista para a praia que é um dos principais cartões-postais cariocas. Depois de fazer o desjejum no Café do Forte e admirar a bela vista do Forte de Copacabana, quero uma volta pelo bairro e caminhe pela orla - de repente, de bicicleta. Naquelas estações do Bike Rio.

Café do Forte

Bike Rio de Copacabana

Café do Forte. Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6, Copacabana, ☎ 2247-6168. Entrada no Forte: R$ 6,00 (Adulto. Idosos e estudantes pagam meia; Militares das Forças Armadas, maiores de 80 anos, grupos escolares agendados e menores de 10 anos não pagam nada).

 Pão de Açúcar + Fim de tarde na Urca

Como eu vou bike quero chegar até a Avenida Princesa Isabel e cruzar o túnel pedalando. Depois quero deixar a magrela no ponto em frente ao campus Praia Vermelha da UFRJ e, dali, parta a pé em direção a um dos mais deslumbrantes pontos turísticos do Rio - o centenário bondinho do Pão de Açúcar.
Ponto Inicial

Vista da Urca - Praia Vermelha

A caminhada até a estação do teleférico dura cerca de 15 minutos.Mas também dá pegar um ônibus em Copa (a linha 512) - ele vai parar a alguns metros do ponto inicial do trajeto. Vou comprar os ingressos e embarcar. Depois é subir até o Morro da Urca e finalmente chegar ao ponto máximo do passeio, apreciar uma das mais belas paisagens que a cidade oferece.


Morro da Urca

Depois de descer vou almoçar no Bar Urca - reservar antes, porque o restaurante é pequeno e está sempre de mesas lotadas. Se eu não conseguir ou estiver corrido, vou comer lanchinho rápido, comer uns bolinhos de bacalhau e pastéis de camarão, abrir uma cerveja de garrafa e degustar tudo ali mesmo, na mureta, contemplando o visual. Como todo bom carioca adora fazer haha




Saiba tudo sobre o passeio no bondinho aqui.

Bar Urca. Rua Cândido Gaffrée, 205, Urca, tel. 2295-8744. De 7 às 23h (sáb. a partir das 8h; dom. 8h/20h).


 Cinelândia + noitada na Lapa

Os meu planos incluem um pernoite na cidade, de repente eu aposte numa noite de cultura e música. Passear pela região da Cinelândia, que no passado concentrou os principais cinemas da cidade - de todos eles, hoje só resta o Odeon na praça.


No entanto, outro antigo e tradicional cinema acaba de reabrir suas portas, agora abrigando um novo paraíso cultural carioca: a segunda filial da Livraria Cultura, inaugurada em dezembro de 2012 onde funcionava o Cine Vitória.


Para fechar o dia, uma esticada até a Lapa e seus famosos Arcos, rodeados por uma infinidade de bares, botecos e casas de show.



Faça o teste e descubra sua programação ideal no bairro mais boêmio do Rio.

Livraria Cultura Cine Vitória. R. Sen. Dantas, 45, Centro, tel. 3916-2600/ 3916-2618. Segunda a sábado, 9h às 21h; domingos e feriados, 13h às 19h.



Dia 3


Jardim Botânico/Gávea
Quero começar a manhã num tomando café no Parque Lage - um recanto delicioso em pleno Jardim Botânico.


Visitar o parque que dá nome ao bairro, aliás, pode ser o programa seguinte. Conhecer as imensas palmeiras imperiais, o orquidário e as centenas de espécimes da nossa flora.



Dali, parta em direção à Gávea. O Baixo Gávea e seus bares podem ser uma parada interessante para um almoço farto - uma opção é o Braseiro da Gávea, que costuma ser o eleito de muitos cariocas. 





Jardim Botânico. Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, tel. 3874-1808 e 3874-1214.

Parque Lage. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, tel. 3257-1800.


Lagoa
Faça a siesta à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas, contemplando os pedalinhos e os esportistas que se aventuram por lá, seja na água, na ciclovia ou no recém-reformado Parque dos Patins. Se animar, alugue uma bicicleta ou mesmo faça um passeio nos simpáticos patinhos e cisnes flutuantes.




Pólo Gastronômico de Botafogo

Para o fim do dia, reservamos uma expedição à movimentada interseção entre os bairros do Humaitá e Botafogo, onde dezenas de bares e restaurantes são um convite a petiscar, beber ou mesmo jantar deliciosos pratos da gastronomia carioca.
Botafogo

Humaitá

Estique a noite na Cobal do Humaitá, que oferece desde opções como o mexicano Rota 66 até o pé-limpo Joaquina e o japonês Manekineko.

Rota 66

Pé limpo Joaquina

Manekineko

Ali perto, na Rua Visconde de Caravelas, outra infinidade de estabelecimentos: do centenário Aurora ao misto de bar e restaurante Caravela do Visconde, são várias as opções. Deu vontade de cair na pista? A Casa da Matriz e o Bukowski, dois destinos animados, estão no mesmo bairro. 

Bukowski. Rua Álvaro Ramos, 270, Botafogo, tel. 2244-7303. 21h/6h (fecha de dom. a qui.).

Casa da Matriz. Rua Henrique de Novaes, 107, Botafogo, tel. 2226-9691.

Caravela do Visconde. Rua Visconde de Caravelas, 136, Botafogo, tel. 2266-3128. 11h/0h (dom. até 18h)

Cobal do Humaitá. Rua Voluntários da Pátria 448, Humaitá, tel. 2537-0186.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário e seja bem vindo (a) ao blog!