terça-feira, 5 de novembro de 2013

#happydesignersday

Hoje, dia nacional do design vou contar pra vocês as características que certamente você Design tem e pode ou não ter reparado que tem haha

Você até pode ter descoberto isso porque gosta de desenhar pequeno, ou não! Porque o design envolve mais do que desenho! Começa com o o que você pensa, e vai até o jeito que você encara a vida!

Qualquer característica não é necessariamente alguma regra que você tenha que levar ao pé da letra rs São apenas algumas pistas, que podem te ajudar! A maioria dessas características, eu consegui observar em profissionais da area, distintos entre si. E principalmente a quebrar o tabu que designer são pessoas estranhas haha Você pode até ver a vida como um designer sem sequer saber disso, vamos lá?

I) Analítico:

Você é daqueles que fica tentando imaginar o lado mais prático das coisas? Sabe, como se você pegasse um controle remoto e ficasse tentando simplificar os botões! Ou que eles fossem mais coloridos, se tivessem mais funções, etc.

A ergonomia e a usabilidade estão ligadas diretamente ao Design, e pensar em soluções para problemas comuns é um dos papeis (se não for o principal), do profissional da área.

Donald Norman e sua clássica chaleira impossível, do livro “Design of Everyday Things”.

II) Criativo

Todos somos criativos. Uns têm mais talento para criar piadas, outros roupas, outros maquiagens, enquanto outros criam livros e por aí vai. Mas você certamente tem muita coisa interessante nessa massa cerebral.



Claro que alguns podem estimular a sua criatividade mais do que os outros, com mais atividades lúdicas, mais coletividade de dados e mais leitura colaborativa! Porém, os profissionais, podem estimular o seu lado criativo na prática do Design, no ato da profissão! E se você é criativo (e certamente é), independente do nível que você considere que a sua lâmpada esteja acesa no momento, pode ser um segundo indício.

III) Adaptável

Um profissional tem como fachada, a sua fachada, haha ou seja, é comunincável com o público através do visual! você será colocado em diversas situações, e será exigido de você tomar partido do que estará representando, ou seja, se adaptar a essas situações com facilidade ou o mínimo de esforço necessário pra isso!E se você acha que encarar “personalidades” diferentes é um desafio interessante, fica a dica. Só para colocar uma pulga atrás da sua orelha, pode ser algo muito legal pra quem gostava de jogar RPG….

Tirinha por Rafael Koff.

IV) Observador

Ok, este tópico pode parecer um pouco com o primeiro. Só que não.
O Observador nem sempre é aquele que sabe de tudo que está acontecendo ao redor, mas é o que percebe as mudanças e os detalhes! Que tem fácil percepção de tudo. O observador repara nas coincidências, tem atos instantâneos, que o Eike Batista só tem filhos com nomes com 4 letras e coias por aí… Esse neurótico pode ser um aspirante à carreira, haha

Tirinha por Will Leite - via

V) Empolgado

Olha, eu nunca vi um designer “designmado”. Sei que a piada foi horrível, mas não resisti!! rsrs

Refazendo a frase, nunca vi um designer que não fizesse o que faz por paixão. Lógico que reclama pra caramba, acha que o cliente poderia ter mais verba, reclama do briefing, etc etc (não justifico aqui nenhum sistema exploratório de trabalho rs).

Mas ainda não vi um designer que dissesse que seguiu a área por pressão, ou porque a família era dona de um escritório e precisava de alguém pra manter a tradição. Nunca ouvi ninguém falando: “mamãe sempre sonhou que eu fosse um profissional de comunicação visual”. Bom, isso pode te animar um pouco. Sem trocadilhos.

Imagem via (créditos Mayumi I. Amaral)

Se você sente que rola uma simpatia entre os seus olhos e o seu coração, pode ser a pista mais preciosa deste post.

Feliz Dia do Design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário e seja bem vindo (a) ao blog!